As meninas cá de casa

As meninas cá de casa
dezembro/2015

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bikini vintage em tricot

E para quem quiser marcar a diferença na praia porque não usar um bikini em tricot com inspiração vintage?

(todas as imagens foram retiradas da net)






Devem demorar muito tempo a secar...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Prioridade para grávidas?!?!?

imagem retirada da net

Hoje fui ao supermercado do costume comprar meia dúzia de coisas que precisava com mais urgência, as compras maiores é o marido que faz que eu já não consigo carregar com elas... ao dirigir-me à caixa para pagar reparei que as 3 ou 4 caixas abertas tinham filas consideráveis incluindo a caixa prioritária, apesar de não estar ninguém na condição de prioritário nessa fila.
Eu, muito sinceramente, não gosto de pedir às pessoas para passar à frente, pelo que fiquei sossegadinha atrás daquela gente toda, valeu-me a senhora que estava a atender que reparou em mim e disse ao senhor que ia começar a atender: "desculpe, ,mas vai ter de deixar passar a senhora grávida primeiro!" e foi assim que lá me consegui escapar sem ter de estar à espera! Mas o mais engraçado é ver a reação das pessoas nestas circunstâncias, umas olham e fingem que não vêm, outras esforçam-se para não olhar... quando eu passei começaram a comentar: "ah, eu nem reparei que a sra. estava grávida!" (como se isso fosse possível com a minha barriga de 36 semanas), outro dizia: "nem vi que esta caixa era prioritária..."
Quando estive grávida à 6 anos atrás o procedimento no mesmo supermercado era melhor, a meu ver, para estes casos, a caixa prioritária estava por norma fechada e se chegasse alguém para atendimento prioritário tocava num botão que a caixa tinha, um espécie de campainha e alguém vinha atender, não era necessário passar pela situação de ter de estar a passar à frente de não sei quantas pessoas, por acaso eu só tinha meia dúzia de artigos mas o tapete estava cheio com as compras das outras pessoas e tive de estar ali a passar os artigos um a um à operadora de caixa, muitas vezes quando tenho mais compras e me perguntam se quero passar por ter prioridade acabo por dizer que não, só a pensar na logística de passar as compras todas quando o tapete está cheio com compras de outros, é chato!
 
Por norma, quando não me encontro em situação de prioritária não uso as filas prioritárias até porque penso sempre: e se está alguma grávida em início de gravidez, por exemplo, quando ainda não se nota barriga e quando por vezes é mais incomodativo estar à espera com náuseas, tonturas e afins.
Desde que tenho o boletim de grávida que ando com ele atrás para o caso de ser necessário atestar a minha gravidez numa destas situações, neste momento já a minha silhueta fala por mim.

Ainda  a propósito deste tema aproveito para contar outra situação que me aconteceu, desta vez numa churrasqueira num dia de muito calor e eu grávida de mais de 7 meses.
Quando cheguei e tirei senha logo uma senhora se apressou a dizer: "não precisa de senha a senhora tem prioridade e olhe que eu não quero ser parteira!" e nisto gritou literalmente para dentro do estabelecimento que estava cheio de gente: "Está aqui uma senhora grávida!" Ninguém se mexeu nem ninguém disse nada, e eu um bocado atrapalhada com a situação disse: "Deixe estar, eu espero, eu sento-me aqui um bocadinho na rua que está mais fresco..." Mas a senhora continuava a defender-me com unhas e dentes: "nem pense nisso, com uma barriga dessas daqui a pouco nasce aqui a criança!" e nisto lá continuaram a atender outras pessoas e quando eu cheguei ao balcão (mesmo assim com a insistência da senhora lá passei à frente de não sei quantas pessoas) a senhora do balcão disse: "ah, se as outras pessoas que estão à frente não se importarem eu posso atendê-la primeiro!" e aí a minha defensora passou-se! "Se deixarem?!??!??!" Qual deixarem qual carapuça, é a lei minha senhora e a senhora se está a atender ao balcão devia saber isso, ninguém tem de deixar, a grávida tem direito a ser atendida primeiro!
E eu sempre calada a ver o que aquilo ia dar, estão a imaginar a cena...
Mas com tudo isto lá fui atendida, não sem antes ter de ouvir umas "bocas" do género:
- "Gravidez não é doença!"
- "Eu tive não sei quantos filhos e nunca tive prioridade em lado nenhum!"
- "Modernices, é o que é!"
e outras pérolas do género...

domingo, 26 de julho de 2015

Achados na net # 1


Encontrei esta camisola em tricot na internet com a respetiva receita, em brasileiro, e resolvi partilhar com vocês porque achei bem gira e não me pareceu nada difícil de fazer, apenas tenho uma dúvida:
alguém sabe o que é 1pt/s?

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fada dos dentes

Imagem retirada da internet


Esta noite a fada dos dentes passou cá por casa, e porquê? Porque ontem caiu o 1.º dentinho de baixo da minha princesa mais velha, já andava a abanar acerca de 15 dias e quando ela se queixou que lhe doía o dente e eu reparei que não estava alinhado como antes e percebi o que se passava nem queria acreditar, pensei para mim: "a minha filhota que ainda ontem era um bebé já tem dentes a abanar?" Pois é, fez 5 anos em abril e ontem caiu-lhe o primeiro dentinho no Jardim de Infância, chegou a casa toda orgulhosa de estar desdentada :-) porque tem amiguinhas mais velhas que também estão nessa fase.
À noite, lá tratámos do normal procedimento, ela colocou o dentinho debaixo da almofada e não é que a fada dos dentes passou por cá para tirar o dentinho de lá e deixar uma moeda? Devo dizer que simpatizei muito com a fada dos dentes porque apesar de não a ter visto ela fez o que eu lhe tinha pedido: que deixasse o dentinho da minha filha na minha mesa de cabeceira para eu ficar com ele de recordação, foi uma querida esta fada :-)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Encantada

Encantada com o desenho que a minha filha fez na casa dos avós para dar aos pais

Legenda:
(do coração maior para o mais pequeno)
o pai, a mãe, a Joana e a Diana
 :-)

Que bom ver que a minha filha está a aceitar muito bem o facto de ir ter uma mana mais nova, no outro dia numa aula de inglês aberta aos pais, no Jardim de Infância onde anda, para os pais conhecerem a dinâmica das aulas e o que aprenderam ao longo do ano, a certa altura a professora perguntou quem tinha brother's e quem tinha sister's e a esta última questão ela colocou o dedo no ar, e eu fiquei deliciada a ver com o coração mole de mãe.
Li algures recentemente que a melhor prenda que se pode dar a um filho/a é um irmão/ã.
Espero que sejam umas manas unidas pela vida fora em todos os momentos.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Não resisti...

Não resisti a trabalhar este fio que chegou cá a casa a semana passada.
Vou fazer algo muito simples para a Diana.
Um casaquinho clássico branco, que fica bem com tudo, em meia do direito e liga do avesso, apenas com o pormenor das bainhas "dente de gato" que referi como se fazem aqui com uma pequena diferença, fiz apenas 6 carreiras de altura em vez de 8.



domingo, 19 de julho de 2015

Os vestidos da princesa

Estes são alguns dos vestidos que estão à espera que a princesa mais nova chegue cá a casa.
Todos herança da mana mais velha que muito gentilmente os vai ceder à mana mais nova :-)




E o que eu gosto destes vestidinhos, só me fazem lembrar roupa de bonecas.

sábado, 18 de julho de 2015

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Maternidade # 2

Confesso que não costumo dar muito uso à máquina de costura, pelo que, a dita cuja está quase sempre arrumadinha num cantinho só dela, mas como tive de a ir buscar para coser a renda nas toalhas que aqui mostrei ontem acabei por aproveitar e dar-lhe mais uso.
De entre os tecido que andam cá por casa escolhi uns que se adaptassem e fiz uns saquinhos de pano para individualizar as roupas da Diana para os primeiros dias na maternidade.
Comprei letras termocolantes, não sei se é este o termo correto, só sei que se aplicam com o ferro de engomar :-)
Como só havia duas a dizer "Diana" e eu queria fazer 3 sacos, comprei a terceira a dizer "Princesa" e assim o saco tanto pode ser usado pela Diana como pela Joana (a mana mais velha).
São sacos que, a meu ver, dão sempre jeito quer para esta situação específica quer para mais tarde levar para férias, ou para casa das avós ou simplesmente para andar no carro com uma muda de roupa extra que pode fazer sempre falta,...
Não dei o tempo por mal empregue, até porque foram relativamente simples de fazer, e tinha mesmo de ser assim porque não sou muito dotada para a costura, e penso que ficaram engraçaditos e vão cumprir a sua função na perfeição.

 Vista geral dos 3 sacos já costurados e com as letras colocadas

 Rosa com pintinhas brancas, um clássico que nunca sai de moda

 Flores para os meus amores

 Animais divertidos

 Aqui já com as roupinhas da Diana dentro.
Para fechar, usei fita branca de compra.

Parece-vos bem?

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Maternidade # 1


Quando andava a organizar as coisas para colocar na mala para levar para a maternidade, que já está pronta a seguir viagem não vá a rapariga apressar-se, pensei em comprar um toalhão de banho novo para levar.
Numa ida ao "Continente" fui à parte dos turcos de banho e constatei que havia toalhas e toalhões de diversas cores, uns lisos sem adornos e outros com uma espécie de renda desenhada, estes últimos custavam quase o dobro dos primeiros pelo que decidi fazer o seguinte: comprei um toalhão e uma toalha de rosto lisa, sem adornos de cor vermelha, apresar de também gostar muito de tons claros penso que para a situação esta acaba por ser mais adequada, não vá haver alguma "fuga" na limpeza depois do banho que se notaria mais em toalhas mais claras, assim, caso aconteça, sempre fica mais camuflada a situação :-) temos de pensar em tudo.


Entretanto, numa das minhas idas à loja que vende lãs aqui no Cartaxo, andei a ver as rendas que se vendiam por lá e acabei por trazer uma renda que achei que ia ficar bem nas ditas toalhas.
Cortei a renda à medida de cada toalha, cozi na máquina de costura e as belas das toalhas ficaram logo com uma cara nova e bem mais apelativas, a meu ver.




E vocês, o que acham desta costumização simples mas que faz toda a diferença?




quarta-feira, 15 de julho de 2015

Fios # 7




Chegou ontem cá a casa e estou cá com uma vontade de lhe por as mãos em cima...
100% algodão mercerizado (faz um trabalho muito perfeitinho)
Como este ou este
Agulhas n.º 2,5 - 3,5
Adquirido na Deltrilã

terça-feira, 14 de julho de 2015

Casaquinho Diana # 4 (o meu preferido)

 Desde que fiz este modelo de casaquinho de bebé que ele passou a ser o meu preferido para menina, como tal, não poderia deixar de fazer um para a minha princesa que está quase a chegar...

 É traçado na frente, como se pode ver na foto, abotoa com 4 molas de pressão e depois tem um lacinho que lhe dá aquele toque feminino que eu aprecio.

 Foi feito com fio 100% algodão rosa bebé da Rosários 4, eu adquiri 2 novelos numa loja cá no Cartaxo (em promoção) e foi à conta para o casaquinho que tem tamanho 1-3meses
Também podem adquirir este tipo de fio online Aqui o que eu utilizei é a cor 05

O ponto utilizado também é simples de fazer, a seguir ao cós fiz 6 carreiras (meia do direito e liga do avesso), o avesso é todo ele em liga, aqueles losangos que quase se confundem com uma flor são feitos da seguinte forma:
1.ª carreira  do direito (referente ao ponto rendado): 1 laçada e 2 juntas em meia (deixei espaço entre losangos de 10 malhas de meia) e fiz novamente 1 laçada e 2 juntas de meia para o próximo losango;
3.ª carreira  do direito (referente ao ponto rendado): uma malha antes da laçada da carreira de baixo faz-se 1 laçada e 2 juntas em meia e logo de seguida novamente 1 laçada e 2 juntas em meia (nesta carreira o espaço que tem entre losangos é de 8 malhas);
5.ª carreira  do direito (referente ao ponto rendado): igual à 1.ª carreira  do direito (referente ao ponto rendado).
Em termos de altura, deixei espaço entre losangos de 6 carreiras (meia do direito e liga do avesso).

domingo, 12 de julho de 2015

Colete de menino em tricot sem acabamentos

No outro dia fui visitar uns amigos que têm um filhote pequeno e queria levar alguma coisa para o miúdo, decidi então fazer um colete em tricot, achei que era um artigo que se tricotava rápido e assim conseguia levar uma lembrança exclusiva!
Fui ao meu stock de fios e encontrei lá um acrílico azul claro em quantidade suficiente para fazer o pretendido.
Como já não tinha muito tempo para fazer a peça optei por algo simples, comecei com 5 carreiras de liga e depois fiz tudo em bago de arroz (*1 liga, 1 meia*, repetir de * a * e fazer igual mas desencontrado na carreira seguinte).
Com a pressa, assim que terminei costurei logo tudo e foi quando dei pelo erro!!!
Deveria ter feito os acabamentos das cavas e do decote antes de cozer (eu que já fiz centenas de artigos de tricot esqueci-me deste procedimento básico que costumo utilizar).
Bem sei que há quem faça mais recentemente com agulhas circulares mais pequenas os acabamentos depois de tudo costurado mas eu gosto de fazer como aprendi, primeiro fazer tudo e só no fim costurar (que é a parte que menos gosto).
Mas entretanto olhei para o artigo e pensei: "E porque não deixar assim mesmo?"
O ponto utilizado não fazia com que as extremidades enrolassem, pelo que deixei ficar!
A ideia não era ter um artigo exclusivo? Portanto, assim deve ter ficado mesmo exclusivo (sem acabamentos).
:-)



 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Quando o amor anda no ar...

E porque não fazer uma demonstração de amor à cara metade através de um artigo exclusivo tricotado pelas nossas próprias mãos?
Eu fiz esta almofadinha para o meu marido lindo e ele gostou! :-)
Deu para aproveitar umas sobras de lã e fazer alguém sorrir com a surpresa e ainda serve para decorar a casa (só vantagens).


sábado, 4 de julho de 2015

Conjunto de tricot futebolista?





Em tempos fiz este conjunto em tricot para oferecer a um priminho bebé, como nasceu no verão foi todo feito em fio 100% algodão para ser mais fesquinho.




Achei muito engraçado o resultado final porque me pareceu um mini equipamento de futebol :-)

Nota: se alguém estiver interessado no esquema é só pedir, já o fiz acerca de 3 anos mas por norma guardo as anotações, penso que ainda as consigo encontrar, caso necessário.

Bom fim de semana!!