As meninas cá de casa

As meninas cá de casa
dezembro/2015

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Vi na net e gostei # 2






Todas as imagens retiradas da net

Inspirem-se que eu vou fazer o mesmo!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

As calças da Diana

Tricotei estas calças para a Diana quando ela ainda estava na minha barriga, mas a preguiça de costurá-las (a parte que eu menos gosto) fez com que só este fim de semana as tenha terminado, com receio que quando as fosse vestir já não lhe servissem, mas afinal tive sorte e ainda estão compridas.

Foram feitas com fio 100% algodão mercerizado, de nome Catania, adquirido na Deltrilã (Porto), continuo fã deste fio que faz um trabalho tão perfeito que parece tricotado à máquina.

Utilizei agulhas circulares n.º 3,5 e fiz cada uma das pernas da seguinte forma:

início = 50 malhas tricotado em canelado 1/1 (cós);
depois tricotei em meia do direito e liga do avesso até ter cerca de 18cm de altura (contando com o cós) fui aumentando de forma igual dos 2 lados, 1 malha de cada vez, 8 malhas de cada lado no total distribuídas de forma uniforme pela altura da perna até ficar com 66 malhas no total, depois diminuí 4 malhas de cada lado da seguinte maneira (1+1+1+1) fiquei com 58 malhas e trabalhei a direito por mais 12 cm;
terminei com cerca de 4 cm de cós 1/1 ficando com uma altura total de cerca de 34 cm;
posteriormente, dobrei cada perna ao meio na vertical e uni-as para formar as calças;
coloquei a fita cor de rosa porque achei que jogava bem com o cinza prata das calças dando um toque colorido e servindo para ajustar as calças caso seja necessário;
se fosse um artigo de menino ficaria bem na mesma fazendo apenas a substituição da fita por outra cor tipo azulão, ou branco ou laranja,...

Olhando agora para o artigo penso que se fizer mais algumas vou optar por fazer o cós superior único depois de costurar as duas pernas, penso que assim ficará mais perfeito e se tricotar sem costura poderei virar o cós ao meio por exemplo, no caso de ficar muito subido, fica a sugestão que me lembrei neste momento ao olhar para a foto.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fada dos dentes (em dose dupla)

imagem retirada da net

A semana passada a "Fada dos dentes" voltou a passar cá por casa não uma mas duas vezes!!
A minha princesa mais velha é uma despachada em termos de dentes, começaram a nascer quando tinha perto de 6 meses e com 1 ano já tinha 12 dentes, nasciam aos 4 de cada vez e felizmente sem grande sofrimento para ela, espero que a mana mais nova tenha a mesma sorte, agora com 5 anos e meio já lhe caíram 4 dentes (2 em baixo e 2 em cima) em baixo já nasceram os dentes definitivos e os de cima também já estão a espreitar...

O primeiro dente de cima caiu sem grande dificuldade, depois o pior foi até o outro cair, como ficou ali ao lado um bocado desamparado eu vi logo que não demoraria muito até ele cair mas o problema é que ela não queria comer com medo que o dente caísse, não queria mastigar nada e na primeira noite sem o primeiro dente de cima que caiu até queria dormir sentada com medo que o outro caísse durante a noite, foi cá um "filme"!! Agora já tem uma bela janela frontal na boquinha linda e já voltou a comer sólidos sem problema e a falar normalmente porque durante o processo até ao segundo dente de cima cair parecia que falava à "sopinha de massa".

A simpática da "Fada dos dentes" lá foi deixando mais umas moeditas debaixo da almofada e deixou também os dentes para a mamã guardar para recordação.


domingo, 25 de outubro de 2015

Monte do Colmeal: sorteio de 1 noite para 2 pessoas

Gosto de pessoas que não se acomodam, que fazem pela vida, que vão à luta, que têm sonhos e tentam realiza-los, a Carla do blog "Carla crochet e não só" é uma dessas pessoas que tive o prazer de conhecer graças a este mundo da blogosfera e também do tricot e da solidariedade.
A Carla deixou a vida formada que tinha, arregaçou as mangas e pegou na gerência de um monte alentejano e agora se a quiserem conhecer e se quiserem conhecer o monte que ela gere em família podem habilitar-se ao sorteio que ela divulgou hoje no blog ou então podem fazer uma viagem até ao Alentejo e desfrutar de tudo o que o sossego alentejano tem para vos oferecer.
Eu já concorri, e apesar de contar visitar a Carla um dia destes e conhecer este novo projeto dela mesmo que não seja a vencedora deste sorteio confesso que se ganhasse o mesmo ia ser ouro sobre azul! :-)
Visitem o blog da Carla neste link e vejam como concorrer.
Boa sorte!!!!!!!!!!


sábado, 24 de outubro de 2015

Vi na net e gostei # 1





Adoro pesquisar artigos de tricot na internet, encontro coisas giras e diferentes que me aguçam a inspiração e me dão uma vontade enorme de pegar nas agulhas.

Alguns destes artigos davam umas lembranças de natal engraçadas... o que vos parece?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

E estica e estica...

 Fiz esta camisola para a minha filha vestir no dia em que fez 4 anos, acontece que a camisola cresceu tanto como ela e agora com 5 anos e meio ainda a veste :-)

Foi feita neste fio 100% algodão reciclado mas deita tinta ao ser lavada e cresce imenso, apesar de eu ter gostado de trabalhar com este fio que é feito a partir de calças de ganga e parece que tem de facto o toque da ganga quando é trabalhado, mas pronto, tem estes 2 "defeitos"

A camisola é toda em liga, tendo apenas 2 ou 3 carreiras de cós no início de cada parte (frente, costas e mangas), tem mangas reglan e um coração em meia feito mais ou menos a meio da parte da frente.

Já foi feita à tanto tempo que eu cheguei a publicá-la no blog que tinha anterior a este e que se chamava "Princesa Juju".

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Quando as autoras dos blogs se apreciam mutuamente

Hoje o meu blog foi divulgado no blog Sempre Mais Mulher e eu quero aqui agradecer a simpatia da Alexandra (autora do referido blog) e sugerir-vos que passem também por lá para conhecerem o blog dela, caso ainda seja vosso desconhecido, eu sou seguidora e vou sempre descobrindo coisas novas graças às publicações dela.
Obrigada Alexandra!!!

sábado, 10 de outubro de 2015

Tempo bom para tricotar (se a Diana deixar)

 Com este tempo invernoso apetece mesmo pegar nas agulhas e tricotar, isto se a minha filha se mantiver sossegada e me deixar por em prática esta terapia que tanto prazer me dá.

Deixo-vos algumas sugestões de trabalhos pequenos e rápidos de executar em tricot, porém diferentes e originais, a meu ver!
Todas as imagens foram retiradas da net e pretendo fazer (um dia destes) alguns destes artigos que achei tão engraçados.

 Estrela em tricot

Bonecos em tricot

 Letras em tricot


 Pegas em tricot

Sapatos feitos a partir de quadrados de tricot

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nova loja de tricot (e não só) online

A DMC já tem loja online!
Vende, entre outros artigos, linhas para bordados, crochet e tricot.
Podem aceder à dita loja através deste link

Na minha lista de desejos já está este fio...
 
Alguém já trabalhou com ele?
Se sim, digam-me se vale a pena adquirir se faz favor.
Obrigada!!


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O papá faz anos!




Hoje o meu marido faz anos, e como prenda de aniversário das filhotas recebeu uma t-shirt branca de algodão onde eu desenhei com esferográfica azul as mãos das nossas meninas.
A mão da Joana não ficou completa na foto e a da Diana parece um bocadinho estranha porque não foi fácil mantê-la de mão aberta em cima dum papel para a desenhar :-)
A Joana ontem quase que se descosia e falava na prenda do pai mas consegui impedi-la a tempo sem o pai perceber nada e ainda bem porque o papá hoje ADOROU  a surpresa!
Agora lá vou ter de ir fazer mais um bolinho para mais logo cantarmos os parabéns, desta vez será um pão de ló simples porque ele  não gosta de outro tipo de bolo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O meu bolo de aniversário (feito por mim)

Perante a insistência da minha filha mais velha lá fiz um bolo de aniversário para que me cantassem devidamente os parabéns.
Não ficou nenhuma obra de arte, mas tendo em conta que só faço bolos de vez em quanto e de forma totalmente amadora até não ficou mal de todo, e o mais importante é que modéstia à parte estava muito saboroso.
Fiz bolo de chocolate coberto com chantily caseiro (que fiz pela primeira vez)

Para os interessados aqui ficam as receitas (encontrei ambas algures na internet)

Bolo de chocolate
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Aquecer o forno a 180.º
Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme, adicionar os restantes ingredientes e bater uns minutos com a batedeira elétrica, levar ao forno em forma untada e enfarinhada cerca de 45 minutos.

Chantily caseiro 
200 ml de natas
50g de açúcar
umas gotas de limão

Colocar no congelador as varas e a taça onde se vai bater as natas e o pacote das natas durante cerca de 30 minutos.
Começar por bater as natas na velocidade máxima da batedeira durante 3 minutos, reduzir a velocidade para metade e juntar o açúcar sem parar de mexer, quando as natas começarem a ficar mais sólidas juntar o limão e continuar a bater até ter a consistência desejada. Atenção: não bater demasiado porque as natas podem deslaçar e lá se vai o chantily. Se não for usado no imediato deve ser conservado no frigorífico.

Para decorar o bolo usei estes produtos e a imaginação.